sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Taxa de Abertura de crédito é legítima, segundo o STJ



O STJ já havia se pronunciado neste sentido e agora determinou a suspensão de sete acórdãos estaduais que julgaram ilegítima a cobrança de tarifas bancárias em financiamentos. As decisões determinaram a devolução de valores cobrados, destoando de jurisprudência firmada no STJ.

A 2ª seção do Tribunal Superior decidiu, em julgamento realizado sob o rito de repetitivos, que a cobrança da TAC e TEC é legítima, desde que prevista em contratos celebrados até 30/4/08. 

Todavia, nas sete decisões (Rcls 14256, 14025, 12395, 14008, 14184, 14219, 14277) – seis do Conselho Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do RJ e uma da turma recursal dos Juizados Especiais do AP –, foi determinada a devolução dos valores cobrados a título de tarifas bancárias. 



A matéria será apreciada no mérito pela 2ª seção do STJ.
Processos relacionados:
Rcl 14256
Rcl 14025
Rcl 12395
Rcl 14008
Rcl 14184
Rcl 14219
Rcl 14277

7 comentários:

  1. Caro Diego,
    Com os meus cumprimentos, gostaria de saber como está o andamento deste julgamento do mérito da TAC, ouvir um colega dizer que já havia sido julgado no sentindo de declarar a legalidade da taxa, é verdade?

    ResponderExcluir
  2. Sim, até onde acompanhei, o STJ declarou legal a cobrança, logicamente que desde que expressa nos contratos.

    ResponderExcluir
  3. Sim Diego, mas sempre vem expressa nos contratos.
    Minha dúvida é, se a taxa vindo exposta em contrato, não poderemos mais pleitear judicialmente o recebimento do valor?
    Outra questão, como ficam os processos que estão aguardando julgamento nas Turmas Recursais, referente a devolução da taxa? Serão julgados?

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza, pode me enviar o julgamento da TAC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=111739

      Excluir
  5. Boa Noite Diego,
    Recentemente, observei via projudi, uma enxurrada de ações referentes a TAC, Tarifa de Cadastro, bem como, pedidos de prosseguimentos de feitos, com a juntada de uma decisão do STJ.
    Sabe me informar o que houve recentemente?

    ResponderExcluir
  6. Ocorre que o STJ em decisão sobre isto declarou ilegal em alguns casos a TAC, por isso muitos entraram com os processos que estavam encalhados no escritórios e outros pediram pra continuar os que estavam suspensos. Mas aviso que os juízes continuam relutantes e estão tentando negar de toda corta.

    ResponderExcluir