quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Net, Telefônica e afins X Direito do Consumidor

Todos sabem que a qualidade dos serviços de telefonia e internet em nosso país está um caos. A Telefônica sempre monopolizou o serviço, sendo que só agora estão começando a surgir outras empresas concorrentes.

Em razão disto, é lógico que entrou em colapso, o que motivou a ANATEL a proibir a venda do produto SPEEDY enquanto não resolva a questão.

Assim, milhares de pessoas cancelaram seus contratos, sem pagar a multa, e migraram para a única outra opção, quando disponível: NET.

A NET faz parte de outro grupo hegemônico de nosso país: GLOBO, e só por isso tem tanto poder de publicidade e estava rapidamente expandindo seu alcance para todos os cantos do país.

E lógicamente que o óbvio anconteceu, ou seja, AGORA A NET ESTÁ ENTRANDO EM COLAPSO!

Recebeu todos os ex-clientes insatisfeitos da Telefônica e sua REDE NÂO ESTÀ SUPORTANDO!

Digo isto, pois também cai nesta!

Cancelei o Speedy e contratei o Net Virtua de 3 mega, pois necessito em meu escritório, inclusive para escrever para vocês.

Já sabia da malfadada clásula contratual que estabelece a obrigação deles de fornecer apenas 10% da velocidade contratada, o que entendo como propaganda enganosa, pois vendem 3 MEGA, mas fornecem apenas 300kb, por que não vendem então: NET 300kb?

Mas o pior é que: não estão me fornecendo, e a todos da região, nem os 300kbs e sim cerca 30 a 60kbs!

Liguei na central de Relacionamento e surpresa: estão fazendo uma manutenção na área, e ficará assim todos os dias das 13h as 23h, ATÉ DIA 30/09/09!

Tentei argumentar que isso era ilegal, pois o fornecedor tem resolver a questão em até 30 dias, de acordo com o CDC, mas apenas me disseram: mas o Sr. tem conexão, não?
E respondi: mas pago por 3 mega e não por essa miséria que estão me oferecendo, e ela: o Sr. quer desconto? E eu: isso é o mínimo que podem fazer!


Enfim, já liguei na ANATEL e foi aberto processo contra isso. A empresa terá que se manifestar em 05 dias.

Em razão disto e por supor que nada será resolvido,estou guardando todos os protocolos e registros das velocidades, pois isto não vai ficar assim, VISTO QUE, ALÉM DE TUDO, NÃO POSSO VOLTAR PARA O SPEEDY POIS A ANATEL PROIBIU A VENDA!

Assim aconselho a todos a fazer o mesmo, liguem na central de Relacionamento, reclamem da lentidão, requeiram a solução no prazo legal e o desconto em razão do não fornecimento na velocidade correta.

Dpois, liguem no 133 da ANATEL e abram reclamação, usando o protocolo da NET, pois foi assim que se deu com a Telefônica.

Ressalto que neste caso todos lesados poderiam pedir a rescisão do contrato sem pagamento de multa, pois eles não estão cumprindo o ônus deles, de oferecerem o mínimo de velocidade contratada.

Todavia, no meu caso, não posso fazer isso, pois a única opção é a Telefônica, e eles estão proibidos de vender SPEEDY até solucionarem seus problemas.

Assim não me resta outra coisa a não ser exigir que solucionem o problema em no máximo 30 dias, e não até 30/09! E me descontem todo o período em que a velocidade não esteve correta.

E se tudo não for solucionado, os acionarei no Juizado Especial Local, pedindo além de tudo isto, Danos Morais.

Quem estiver na mesma situação, entre em contato, ou comentem, que terei todo prazer em ajudar!

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Dr. Diego,

    Estou exatamente na mesma situação, estou passando por tudo isso qyue você ja postou aqui e mais, fui à central e reclamei tb do fato de eu ja ter tirado dúvidas antes com o vendedor, odne expliquei que eu "tinha" Speedy da Telefonica de 2MB e não tive mais problemas com o serviço, porém 2MB para o meu uso ja estava no limite, ewntão contratei 6MB como vendedor do Net Virtua (combo, TV, telefone e internet).

    Em fim, recebi o vendedor em minha casa na sexta-feira dia 29/08/2009 (ou seja o seu problema ja existia e se fossem corretos não deveriam estar oferecendo o serviço) no domingo ja instalaram tudo em minha casa e a portabilidade foi feita na quarta-feira pela manhã (ou seja ja não tenho mais o speedy de 2MB) o único dia em que utilizei o serviço assinado foi na segunda-feira dia 31/08/2009, porém ja fazem 3 dias que estou com o meu servidor off-line por não poder oferecer o serviço com qualidade (ping / latência baixa devido a oscilação da conexão) para os meus clientes e amigos. (servidor de jogos on-line, no qual sou administrador).

    Me prometeram que ate dia 30/09/2009 o problema será solucionado e me ofereceram um desconto de 50% na internet ¬¬"

    E disse à atendente Marta na central: O VENDEDOR NA SEXTA-FEIRA NÃO ME INFORMOU QUE A INTERNET ESTAVA COM PROBLEMAS, MUITO PELO CONTRÁRIO, ME GARANTIU QUE A INTERNET DE 6MB DA NET VIRTUA SEM DÚVIDAS SERIA MUITO MELHOR DO QUE A MINHA ANTIGA DE 2MB DO SPEEDY DA TELEFÔNICA.

    Ela me respondeu que não estão mais oferecendo o serviço de internet ate que seja solucionado o problema, ahh mas isso eu duvido muito, ofereceram so senhor quase 1 mês atrás e o problema ja existia e ainda assim venderam assinaturas de 3MB / 6 MB.

    Isso é um absurdo, me sinto completamente lesado, pois agora estou sem o speedy da telefônica e com o meu servidor off-line ate dia 30/09/09?

    Reclamei, reclamei, técnicos foram à minha residência, fui muito bem atendido pelos técnicos, mas de nada adiantou, o problema persiste.. e digo mais, assumiram que o servidor atual ja esta saturado e aguardam um novo servidor qeu será aberto pela Embratel.

    Solicitei para a atendente o aumente destes dias de carência que são 7 apenas dias (ainda mais com esse problema que é deles e não dos consumidores)e ela me disse que não pode aumentar o prazo e ja me informou que caso eu não cancele o produto ate o prazo final que é sábado domingo dia 06/09/2009, digamos se eu aguardar o prazo e 30 dias para a solução do problema e não for solucionado e eu queira cancelar o serviço, terei qeu pagar a multa contratual no valor de R$ 360,00 reais

    Me venderam um produto que não funciona como oferecido pelo vendedor, aceitei, fiz a portabilidade, perdi meu sppedy por conta disso, estou sem poder abrir o meu servidor, é Brincadeira?

    Se o vendedor ja tivesse me informado quanto ao problema com a internet e que seria solucionado após 30/09 eu pegaria o cartão dele e pediria a gentileza de retornar após esta data para assinar o serviço, e não estaria passando por tudo isso.Não sei mais o que fazer.

    Att.,
    Luiz Carlos
    MSN: jr_new@msn.com
    11 9954-4972

    ResponderExcluir
  2. Sr. Luiz Carlos, vc pode sim cancelar o produto sem pagar a multa, visto que eles não cumpriram a parte deles de oferecer a velocidade contratada e estão te lesionando. Mas é lógico que eles vão te falar que tem que pagar a multa. O melhor a fazer é ligar na Net dizendo que quer cancelar sem pagar a multa, eles vão negar, mas vão dar o protocolo. Ai vc liga na ANATEL (133) e conta a história e passa o número do protocolo. E cancela, e entra na justiça pedindo a rescisão do negócio sem multa. Se precisar entre em contato (11-71602490) ou manda um email: diegopeixoto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir